10 dicas para se dar bem durante a entrevista de emprego

Com o país em meio a uma crise econômica, as vagas de trabalho estão ainda mais acirradas. Por isso, uma entrevista de emprego é uma oportunidade que deve ser agarrada com unhas e dentes e o desempenho durante a entrevista pode ser determinante para você conquistar a sua vaga de emprego. Pensando nisso, a STATO, consultoria especializada em gestão de carreira, listou 10 dicas para se dar bem na hora da entrevista.

 

  1. Estude previamente o entrevistador e não tente conduzir a entrevista

Assim como as empresas já utilizam as redes sociais para conhecer mais o perfil dos candidatos, a ferramenta também pode ser utilizada em favor do profissional. Por isso, com o nome de seu entrevistador na mão, busque saber qual é o seu perfil, descobrir algo sobre a pessoa ou profissional, certamente vai te ajudar a pensar em interesses em comum ou sinergias, e trazê-las à tona é sempre bem-vindo. Aproxima e quebra o gelo, mas lembre-se, a entrevista não é uma simples conversa, é uma espécie de “prova” e o entrevistador não é seu amigo e nem trabalha para você. Seja natural, mas não baixe a guarda, você está diante de uma pessoa especializada em analisar pessoas, com técnicas para deixa-lo à vontade para conseguir extrair as informações que procura. Apesar da entrevista ser uma via de mão-dupla, quem a conduz é o entrevistador. Demonstre que você fez uma reflexão sobre a posição e que pesquisou a empresa, mas tome cuidado, saiba escutar o que ele/ela tem a dizer e a lhe perguntar, responda com clareza e objetividade e não exagere nos detalhes. Você terá melhores chances se prestar atenção e responder bem as perguntas do entrevistador.

 

  1. Pesquise sobre a empresa

Na mesma linha, se souber qual é a empresa contratante, levante o maior número de informações possíveis sobre a companhia. Converse com pessoas que conheçam ou trabalhem no setor e, vá além, procure entender quais são os desafios atuais, até mesmo para conectar melhor suas respostas e o seu perfil a situação. Informações como origem da empresa, história, tamanho, cultura e valores, ajudam sempre.

 

  1. Seja pontual e cuide de sua apresentação pessoal

Procure não chegar com muita antecedência, pois demonstra ansiedade. Atrasado nem pensar. Pesquise com antecedência o local da entrevista para evitar atrasos e chegue 10 a 15 minutos antes, para evitar imprevistos. É tempo suficiente para se apresentar, tomar uma água e relaxar um pouco antes da entrevista. Com relação a sua apresentação pessoal, não se descuide dos detalhes como cabelo, unha e cuidados com o vestuário. A primeira impressão é a que fica. Opte por roupas mais formais dentro do seu estilo e certifique-se de que está adequado ao ambiente de trabalho de sua área de atuação.

 

  1. Saiba falar de si próprio e de seus resultados

Esteja preparado para falar a seu respeito, de seu potencial e de sua carreira, de forma mais estruturada. Faça com que o entrevistador perceba o quão importante você pode ser para empresa. Conquistas e realizações em empresas anteriores é um importante foco nas entrevistas. Somente a descrição de cargos não resolve o que e como você fez de fato, realizou, atingiu ou liderou pode fazer a diferença. Contar fatos da vida pessoal é válido se tiver conexão com habilidades potenciais para a vaga e, principalmente se você não tiver ainda muita experiência e história para contar. Pense em como você pode contribuir com a empresa e se quiser ser aprovado, deve tentar conectar suas ideias com a demanda da empresa e elucidar pontos que conversem com a vaga que você está concorrendo.

 

  1. Pontos fortes e pontos de desenvolvimento

Se prepare para valorizar suas qualidades e argumentar como você lida com seus defeitos sem que eles se transformem em prejuízos para você na entrevista. Quando interrogado sobre seus pontos fortes, exponha características pessoais e profissionais positivas e saiba como comprovar isso com base em fatos ocorridos no trabalho e feedback de colegas e chefes. Sobre caso de sucesso, tente trazer situações mais recentes e faça o inverso com algo que não deu tão certo, se questionado. Não tenha receio de falar sobre pontos a desenvolver ou coisas que faria diferente, muitas vezes o entrevistador quer ver como a pessoa lida com seus próprios erros e, nada melhor do que saber reconhecer e mostrar que aprendeu com eles. Afinal ninguém é perfeito.

 

  1. Por que você deve ser escolhido?

Atente-se, esta é uma das perguntas mais importantes do processo seletivo, falando bem de você com coerência em todas as passagens e sem gerar controvérsia sobre algum ponto – passando pelas experiências, formação, idiomas, aperfeiçoamento técnico e profissional e competências comportamentais – ajude o entrevistador a entender o que a empresa ganha com a sua contratação.

 

  1. Use casos e exemplos reais

Cite situações reais para exemplificar suas competências – tanto técnicas quanto comportamentais – e não traga um discurso ensaiado. Procure embasar as respostas dando exemplos com suas vivências. Relatar situações reais e resultados concretos, bem quantificados ou qualificados, dará maior credibilidade na hora de avaliar seu perfil. Quanto melhor você souber sobre suas datas, seus resultados, números e dados relativos a sua carreira e sua história, mais credibilidade você transmite ao entrevistador.

 

  1. Seja claro, objetivo e verdadeiro

Não seja prolixo e não se prenda a detalhes. Tenha clareza sobre os seus objetivos de carreira e saiba falar sobre os motivos de saída das empresas em que atuou. Deve-se pensar nas saídas e nas mudanças, e saber contar de forma verdadeira e natural com credibilidade, sendo preciso e consistente. Não se atenha a situações delicadas que possa ter passado, relate-as brevemente e mantenha foco na sua trajetória profissional, que deve estar muito bem colocada no seu currículo que pode servir para você, como um guia para as respostas na entrevista.

Questões da vida pessoal só inclua se for perguntado e evite falar sobre temas polêmicos como política, religião ou futebol. Valorizar aspectos como leitura, esporte, qualidade de vida e família só se realmente fizer sentido para você. Seja cauteloso, mas verdadeiro.

 

  1. Escolha bem suas referências pessoais

Empregadores normalmente solicitam referências. Peça autorização prévia das pessoas que usará como referência. Assegure-se de que elas falarão bem de você quando solicitadas. Não indique antigos desafetos profissionais como referência, como, por exemplo, um ex-chefe com o qual tenha se desentendido. Algumas empresas checam a situação financeira do candidato. Se estiver com problemas financeiros, dificilmente conseguirá um emprego que mexa com dinheiro. Na medida do possível tente evitar a indicação de parentes como fonte de referência. Isso irá parecer que você não é bem visto pelos demais, além de ser um indicativo de falta de socialização e insegurança pessoal.

 

  1. Esteja aberto a negociação

Não “exija” um valor como remuneração, fale sobre o seu último pacote e demonstre flexibilidade com relação ao assunto, caso goste do projeto e sinta confiança na empresa. Ao ser abordado sobre pretensão salarial numa entrevista, tenha em mente o que o mercado pratica. Esteja alinhado com a remuneração que está sendo oferecida para a sua função e seu nível e, mostre flexibilidade para negociar de acordo com os benefícios e desafios.

 

 

Fonte: www.mundorh.com.br

 

Compartilhar

Notícias Recentes

Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade