5 coisas que você precisa saber para começar sua educação financeira

Você é aquele tipo de pessoa que só pensa em dinheiro quando vê que não vai dar para pagar todas as contas com aquilo que ganha? Ou ainda, vive no sufoco para esticar aquela grana até o final do mês?

Se você pensa assim deve ainda acreditar que investir é algo distante de sua realidade pois, “nunca sobra”.

Mas a verdade é que independente a quantas ande seu saldo bancário, não se pode fazer aquilo que não fomos educados para tal. Do mesmo jeito que quando vemos uma criança que não tem modos e tentamos ensiná-la, no que diz respeito a nossa educação financeira, a coisa funciona do mesmo jeito.

De nada adianta cobrar de si mesmo algo que você ainda não tem. Por isso, o ideal antes de sair gritando aos quatro ventos que você não entende nada sobre finanças, que tal respirar fundo, pensar sobre o que quer para o seu futuro e deixar seu adulto interior educar sua criança financeira?

Sabemos que as vezes pode parecer difícil pois, existem muitos termos e jargões que mais parecem nomes da tabela periódica mas, se você colocar esta barreira logo de cara, as coisas se tornarão bem mais difíceis.

A melhor saída, é encarar a situação de maneira realista e adaptar o conhecimento que você busca a sua realidade para aquele momento. No entanto, para que isso seja possível, alguns comportamentos podem ajudar, são coisas simples, práticas e que você pode perfeitamente realizar no dia a dia, mas que te trarão resultados importantes para que aprenda a cuidar de maneira mais inteligente do seu dinheiro.

São 5 coisas que você precisa saber para começar sua educação financeira com o pé direito, confira:

Decida começar – Nada acontece na vida se não decidimos que deve acontecer. Toda jornada começa com um primeiro passo e sua educação financeira não é diferente. Assim como todas as decisões de sua vida, precisam única e exclusivamente de você, esta também é uma coisa que você precisa querer fazer. Caso ainda não tenha certeza daquilo que quer, sugiro que pense mais um pouco e se preciso, faça uma lista de benefícios que alcançaria se soubesse cuidar melhor do seu dinheiro. Se ainda assim, tiver dúvida sobre se deve ou não começar, pense mais um pouco e só comece quando realmente tiver consciência de que este é o melhor caminho para você.

Controle – Se existe uma palavrinha mágica no mundo das finanças, ela se chama controle. De nada adianta ganhar rios de dinheiro se você não tem controle sobre ele. Existe um ditado que diz: “Dinheiro na mão é vendaval” e isto tem seu fundo de verdade. O que você não controla, te domina, seja para o bem ou para o mal. Portanto, se não quiser ser dominado pelas preocupações da falta de dinheiro, aprenda a controlar o que ganha, assim você acaba por saber para onde vai todo seu dinheiro, e isto pode em um primeiro momento te causar bastante surpresa, mas depois que tiver consciência, terá também maior controle sobre sua vida.

Disciplina – Se o controle é fundamental,  a disciplina é o pilar que o sustenta. Não importa qual seja sua motivação para começar alguma coisa, se você não tiver disciplina para dar continuidade ao plano, o máximo que vai conseguir é se sentir frustrado por não dar continuidade ao que idealizou. É preciso que você entenda que mesmo quando faltar motivação para dar sequencia a sua educação financeira, é a disciplina que te fará não desistir, e no final das contas você verá como valeu a pena.

Vença o medo –  Quando o assunto é dinheiro, muitos sentimentos podem estar envolvidos, inclusive o medo. Nós seres humanos quando nos sentimos ameaçados agimos de duas maneiras, com luta ou fuga. E quando falamos sobre nossa situação financeira, nem sempre estamos preparados para resistir e lutar acabando na maioria das vezes desviando o assunto e fugindo da situação. É aquele pensamento do “mais pra frente penso sobre isso” ou “agora não tem como fazer”. Esses são comportamentos que podem ter um fundo de medo sendo combatido com fuga. Independente de qual seja a sua situação, procure saber quais são seus medos em relação a finanças, fazendo uma análise criteriosa, você poderá decidir melhor o que fazer a respeito. Talvez você tenha medo de perder dinheiro mas por outro lado, se continuar em sua zona de conforto que nem sempre é tão confortável assim, poderá perder excelentes oportunidades. Por isso tome coragem e enfrente seu medo, ao vencê-lo você estará dando uma chance a si mesmo de se sentir mais seguro e confiante.

Conhecimento – Todos os pontos discutidos anteriormente tem algo em comum: eles precisam do conhecimento para se realizar. Para que você tenha controle, disciplina e vença o medo, conte com o conhecimento como seu aliado. Saber mais sobre o que você precisa, amplia horizontes e te dá possibilidades que jamais poderiam ser conquistadas se você ficasse apenas de braços cruzados vendo a vida passar. Quanto mais conhecimento tiver, mais seguro você fica para tomar decisões acertadas, ao passo que a ignorância pode afastar você de seus objetivos. Portanto, quando se sentir inseguro em relação ao que fazer, busque conhecimento isso pode ajudar a afastar os fantasmas que povoam seus pensamentos. E mais, saiba que conhecimento pode ser encontrado nos mais diversos formatos. Uma conversa franca com pessoas mais experientes no assunto, vídeos, livros e buscas na internet podem ser um ótimo caminho. Aposte nisso.

Entenda que educação financeira, começa na cabeça e não no bolso.

Seguindo esses passos, você já poderá ver bons resultados logo no primeiro mês.

 

Fonte:administradores.com

Compartilhar

Notícias Recentes

Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade