Artigo: A importância da qualidade no estágio para formar talentos na empresa

Qualidade, do latim “qualitate”, é um conceito subjetivo, é o modo de ser e a propriedade de qualificar serviços, objetos, indivíduos etc. Está relacionada às percepções de cada pessoa e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado.

Todos buscam a qualidade, seja de vida, de prestação de serviços, dos produtos, do quadro de recursos humanos e em outras tantas outras áreas que gostaríamos de ter.
E por falar no assunto, cabe uma nova pergunta: Que tipo de “qualidade” é compatível com programa de estágio que sua empresa quer oferecer?

O estágio será utilizado como aprimoramento e formação de recursos humanos ou como fonte de mão de obra barata?

É importante verificar que há, nas empresas, muita preocupação em atrair e selecionar jovens com variadas competências, dispostos a trabalhar em equipe e interesse por crescimento pessoal e profissional. O sucesso das organizações modernas está diretamente ligado aos talentos que recheiam o bolo do quadro de colaboradores.
A competição entre concorrentes por mais mercado, clientes e faturamento, tem na educação um ponto forte de investimento, pois a formação de recursos humanos passou a ser vista como primordial para a atingir esses objetivos.

O programa de estágio, quando elaborado pelo RH da empresa, normalmente em conjunto com o requisitante da área onde ele será desenvolvido, deveria apresentar a preocupação com a qualidade do que vai ser realizado.

Para isso é importante, além de uma boa e detalhada descrição de atividades, oferecer bons treinamentos, dos específicos em relação às tarefas, projetos e ações onde o jovem estagiário estará inserido, até os complementares como os integrativos e outros com informações, capacitação e experiências que agreguem valor e conhecimentos para a futura formação profissional.

Dentro deste contexto, as atividades propostas precisam estar alinhadas e compatíveis com a área/curso de formação e adequadas ao momento curricular do estudante. Cada conjunto de atividades deve propiciar outro respectivo e proporcional conjunto de conhecimentos.

Finalmente, após estes cuidados, o estágio deve ser acompanhado e avaliado periodicamente por um supervisor, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida, e assim aferir se as condições acordadas estão sendo efetivamente cumpridas.

Estruturado de acordo com estas preocupações e cuidados, o programa de estágio poderá contribuir muito para a formação dos futuros talentos que todos nós queremos e precisamos revelar.

 

Fonte:http://www.administradores.com.br/

Compartilhar

Notícias Recentes

Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade