Como usar as redes sociais para alavancar a carreira profissional

O Brasil é um dos maiores consumidores de redes sociais no mundo. Por mês, os brasileiros gastam cerca de 650 horas navegando no Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, entre tantas outras redes que surgem e tornam-se sucesso na internet. Dessa forma, o perfil virtual dos usuários na rede nunca esteve tão conectado com o real. Na vida profissional não é diferente. Com a possibilidade de detectar rapidamente as características de um candidato, além da entrevista profissional, a análise das redes sociais passou a compor o processo seletivo das empresas. Pesquisa realizada pela CareerBuilder, empresa americana especializada em recrutamento, aponta que 51% dos recrutadores já deixaram de contratar um profissional após encontrarem algo negativo em suas redes sociais.

Diante disso, o cuidado com o perfil virtual pode ser decisivo em uma oportunidade de emprego. A avaliação positiva do colaborador tende a ser maior quando o perfil nas redes sociais apresenta uma impressão positiva e contribui para fundamentar suas qualificações profissionais e acadêmicas. A coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de Universidades Laureate, avalia que “entre os principais motivos que influenciam uma empresa a contratar um candidato, com base em informações da rede, estão a criatividade, os trabalhos voluntários e a habilidade de comunicação”.

A coordenadora explica ainda que entre os principais comportamentos em redes sociais que impedem a evolução profissional estão a postagem de fotos ou comentários inadequados, conteúdo que faz apologia a drogas, sexo e crime, redação inapropriada e erros gramaticais, conduta que demonstre preconceitos, comentários que visam prejudicar a imagem de pessoas ou de empregos anteriores e a inclusão de informações falsas.

 

Confira mais dicas da especialista para fazer das redes sociais ferramentas eficientes para alavancar a carreira:

  1. Participe de grupos de discussões técnicas voltadas à sua área profissional;

 

  1. Publique textos bem redigidos;

 

  1. Tenha conexões de qualidade;

 

  1. Mantenha a ética e discrição;

 

  1. Reforce o bom senso e critério ao replicar conteúdos;

 

  1. Avalie atentamente a mensagem que será publicada.

 

 

 

Fonte: www.mundorh.com.br

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