Emprego: como se comportar na entrevista virtual

Tendência no Brasil, videoconferências e hangouts são as ferramentas que agilizam processos seletivos e facilitam a interação à distância

Ferramentas de comunicação, sejam no computador, tablet ou celular, hoje não são apenas para bate-papo com os amigos e família. Nos EUA, a utilização de aplicativos multimídia para entrevistas de emprego é tendência, há, pelo menos, 10 anos. Essa solução começou a ser utilizada pelas empresas norte-americanas para otimizar o tempo, conhecer candidatos a longas distâncias e também por conta dos atrasos das grandes metrópoles.

Segundo uma recrutadora e headhunter, o Brasil adotou este método há poucos anos e tem revelado bons resultados, pois oferece muitas vantagens que uma entrevista presencial não oferece. “A questão do tempo é uma das maiores vantagens das videoconferências, pois pode reduzir o tempo de busca de profissionais de 25 para apenas 7 dias. Além disso, podemos entrevistar bons candidatos que estão atualmente empregados e que não conseguiriam deixar o local trabalho para participar de uma entrevista”, explica a especialista.

No entanto, é preciso ter em mente que as entrevistas pessoais continuam acontecendo como parte do processo de seleção. “Ressalto que sempre haverá uma entrevista pessoal antes da contratação do candidato, seja na empresa seja na consultoria, a fase virtual é apenas um acelerador do processo”, diz. Como qualquer seleção, há regras de comportamento, mesmo que se esteja no conforto de casa. Para ajudar os candidatos que vão participar de uma videoconferência ou hangout, a recrutadora lista algumas dicas:

  1. Ambiente da entrevista

É importante estar num ambiente com bom isolamento acústico, silencioso e arrumado. Não é interessante a câmera captar uma cama desarrumada, roupas pela casa – caso seja um quarto – ou brinquedos das crianças em desordem.

  1. Conexão de internet e equipamentos

Uma conexão de internet regular é muito importante, para que não afete o desenrolar da entrevista. Há casos em que a videoconferência é interrompida por falha de conexão e isso compromete o tempo do candidato. Equipamentos de som e microfone devem ser conferidos anteriormente.

  1. Não atrase

Como qualquer entrevista, combine um dia e horário e seja pontual. Esperar o candidato online por muito tempo gera uma expectativa ruim logo de início.

  1. Imagem é importante

Não é porque o candidato está no conforto de casa que ele pode vestir o que quiser. Estar bem apresentado, assim como numa entrevista presencial, é importante para passar uma boa impressão e responsabilidade.

  1. Naturalidade

Treine seu discurso e haja naturalmente com o recrutador. Candidatos que falam demais ou dispersos são avaliados igual a uma entrevista presencial. Estar preparado para as perguntas é a melhor opção. Estude e seja você mesmo!

  1. E-mail e foto

Certifique-se que seu e-mail é adequado e que a foto de perfil da sua ferramenta não está informal demais. Além do vídeo, recrutadores observam o comportamento virtual dos candidatos.

 

Fonte: mundorh.com.br

Compartilhar

Notícias Recentes

Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade