Porque se tem falado tanto em Inteligência Emocional?

Conhecer as emoções do outro, ajuda a fortalecer vínculos e relacionamentos

Inteligência Emocional é um conceito em psicologia que descreve a habilidade de reconhecer os próprios sentimentos e o dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles de maneira positiva.

É possível desenvolver a Inteligência Emocional? Sem dúvida que sim! Mas é preciso que você realmente queira desenvolvê-la!

De acordo com um psicólogo norte americano, temos 4 habilidades a serem desenvolvidas que estão divididas em Competências Pessoais e Sociais:

  1. Competências pessoais- autoconhecimento e auto gestão
  2. Competências sociais- conhecimento das emoções do outro e gestão de relacionamento

O autoconhecimento é a capacidade de reconhecer suas emoções quando elas ocorrem e entender a tendência de reação em diferentes situações e com diferentes pessoas. Fazer a autogestão é a capacidade de controlar as suas reações.

Quantas vezes não caímos nas armadilhas do dia a dia, e passamos o dia irritados, estressados por várias coisas irrelevantes? Nós não somos responsáveis por tudo o que acontece conosco, mas somos responsáveis pelo modo como reagimos ao que acontece!

Conhecer as emoções do outro, ajuda a fortalecer vínculos, relacionamentos.

Fazer gestão de relacionamento é manter contato e demonstrar interesse verdadeiro pelo outro. Aprender a lidar com o outro facilita a comunicação, e evita conflitos desnecessários. Estudos comprovam que pessoas com alta Inteligência Emocional são bem sucedidas e mais felizes.

Então vale mesmo a pena desenvolver a Inteligência Emocional. E para sair do “modo automático” do dia a dia, a seguir, uma pausa para reflexão:

  • A vida é feita de escolhas, então priorize. É preciso abrir mão de algo em prol de outra coisa.
  • Gentileza gera gentileza. É gratificante ser gentil!
  • Ás vezes a boa notícia é que nada de ruim aconteceu… Agradeça!
  • Não permita que alguém determine como será o seu dia. Este poder é seu!!
  • Não julgue, ajude, seja solidário. Pratique a empatia.
  • Seja protagonista da sua vida. Vá em busca do que que é importante para você!
  • Não temos tudo o que queremos, mas provavelmente temos tudo o que precisamos.
  • Aceite que o outro tem o direito de pensar diferente ou mesmo agir diferente do que você gostaria.
  • Porque o melhor ainda está por vir!

Desenvolvendo a sua inteligência emocional, sua vida será mais leve!Se você se identificou com o que acabou de ler, reflita se você está sendo protagonista da sua vida. Vá em busca do que realmente é importante para você!

 

Fonte:mundorh.com.br

Compartilhar

Notícias Recentes

Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade