Saiba como cadastrar o currículo na internet

Notícias

Cadastro dos dados na internet requer maior concisão e foco na vaga.
Candidato deve revisar dados para prevenir erros de digitação e português.

Saber cadastrar o currículo em sites de emprego e no link “Trabalhe Conosco” de empresas é essencial, pois é principal ferramenta atualmente para se candidatar às vagas de emprego.

Segundo especialistas, se o currículo feito no programa Word exige preocupação com o layout e formatação do documento, o cadastro dos dados na internet requer maior concisão e foco na vaga que está disponibilizada pela empresa ou agência de emprego.

Capricho

É comum o candidato não ter paciência para preencher todos os campos exigidos e acaba copiando e colando as informações que já estavam no currículo no Word, sem foco para a vaga em questão, ou sendo evasivo nas informações. O candidato acaba fazendo de forma sucinta porque quer preencher vários sites em um mesmo dia e acaba correndo e não capricha tanto quanto no feito no programa Word. Outra dica é não repetir os dados colocados anteriormente em outros sites, são empresas, funções e responsabilidades diferentes, quanto mais detalhes forem colocados no campo de experiência profissional mais o candidato tem chances de ser chamado para uma entrevista.

Outra informação que o candidato não pode esquecer de colocar é a data de entrada e saída dos empregos.

Filtros

Como os selecionadores trabalham com “filtros”, que utilizam palavras-chaves para escolher os currículos mais adequados para as vagas, é importante o candidato colocar os cursos de idiomas e seus respectivos níveis, além de outros cursos de especialização e experiências mais técnicas. O candidato não deve deixar de atualizar as informações após cadastrar os dados nos sites, como novos empregos, cursos ou números de telefone. Por isso, é necessário que quem está à procura de trabalho faça uma lista de onde se cadastrou para poder fazer a atualização em todos os sites. O candidato deve ter cuidado no preenchimento para não deixar passar erros de digitação e de português.

É importante ter atenção no preenchimento dos dados pessoais. Se você digita errado o número do seu telefone ou e-mail, isso fará com que a empresa não consiga localizá-lo.

Com e sem experiência

Para quem tem bastante experiência, aconselha-se que o candidato avalie as informações que de fato são imprescindíveis e ser o mais sucinto possível, destaque a promoção que obteve nas empresas anteriores e coloque apenas cursos de relevância profissional, por exemplo. Já para quem não tem muitos cursos nem experiência anterior, sinceridade e criatividade devem ser usadas ao preencher os campos do currículo virtual, pode-se colocar trabalhos voluntários realizados e esportes que pratica (preferencialmente os de grupo). Isso passa para o empregador a sensação de que você está preocupado com questões sociais e de que é capaz de trabalhar em equipe.

Fonte: G1.com