Fazer autoanálise não é algo fácil. Afinal, fazer uma reflexão com o intuito de se conhecer mais a fundo não é uma tarefa fácil e rápida de se cumprir, pois o autoconhecimento é um processo ‘de toda a vida’ e não algo que vem da noite para o dia. No entanto, essa proeza pode abrir um mundo de oportunidades ao nosso redor.
Segundo uma consultora e psicóloga especialista em psicologia organizacional, “Se autoconhecer não é só dizer que se acha bom nisso ou naquilo, mas sim também saber seus limites pessoais. Perguntas fáceis como: ‘Qual foi a última vez que me expus? Devo me arriscar? Errei? ou ainda treinamentos específicos da Psicologia Cognitiva – Metacognição que consiste em pensar sobre os meus pensamentos e entender as funções cognitivas Input, Desenvolvimento e output -, Coaching, Terapia, Livros e Teatro, conseguem dar um norte para o que estamos procurando”, explica a psicóloga.
Segundo ela, no início deste processo não devemos dar tanta importância para descobrir de cara a nossa jornada ou a busca, mas sim dar o primeiro passo, visando assim um crescimento desejado. Confira abaixo algumas dicas da especialista para que você se conheça melhor e possa crescer na sua vida profissional:
1) Conversar consigo mesmo, refletir sobre os pensamentos e sentimentos;
2) Não reprimir sentimentos, principalmente os negativos;
3) Seja flexível; aprenda com as dificuldades;
4) Descobrir o que mais o motiva bem como o que desmotiva também;
5) Procure pautar quais foram os seus maiores aprendizados, bem como as suas maiores realizações até o momento;
6) Faça uma lista de desejos do que pretende realizar para curto, médio e longo prazo;
7) Peça um feedback para pessoas próximas em quem se confia para te ajudar a perceber os “pontos cegos” de seu comportamento;
“O autoconhecimento exige uma autoavaliação. É preciso voltar a si mesmo e perceber suas qualidades, seus defeitos, seus limites, o que liga seu sinal de alerta e o que o deixa inseguro. Enfim, abrir as portas para fazer todas as perguntas possíveis e encarar todas as respostas”, conclui a consultora.
Fonte:http://www.administradores.com.br/