Ninguém escapa dela: faz a gente roer as unhas, perder a concentração, dá até um mal-estar de vez em quando. Desvia a nossa atenção e deixa o pensamento direcionado lá para o futuro. É a tal da ansiedade! Essa sensação maluca de preocupação com o que está por vir. Até certo ponto, ela pode ser positiva, já que faz a gente se prevenir, se preparar. Mas quando começamos a perder o controle, essa apreensão antecipada nos faz agir de maneira impensada, prejudicando nossos resultados.
Um master coach, explica que estas são algumas das consequências da ansiedade excessiva: “falta de conexão entre corpo e mente, baixo rendimento nas tarefas e aumento do retrabalho (repetir o que já foi feito)”, esclarece, exemplificando que é como se vivêssemos em um mundo irreal, já que grande parte dos motivos de nossas preocupações não existe e nunca existirá: “assim, jogamos tempo, energia e dinheiro fora”.
Muitas vezes, uma série de coisas começa a desandar e a gente nem imagina que a culpa pode estar na nossa mente acelerada. Você já tentou fazer várias tarefas ao mesmo tempo e acabou não fazendo nada bem feito? Já perdeu o sono pensando nas missões do dia seguinte? Já teve dificuldade para se manter parado num mesmo lugar? Pois é, são sinais de ansiedade excessiva! E tem mais: a tecnologia, apesar de nos trazer tantos benefícios, pode potencializar essa preocupação com o futuro. “Excesso de aplicativos (principalmente o WhatsApp) aumenta muito a ansiedade porque estamos sempre à espera de uma resposta que ainda não chegou (principalmente se já tiver sido visualizada)”.
Mas relaxe, respire, tome uma água e foque, seja na vida pessoal ou na vida profissional. Existem formas de controlar a ansiedade e o coaching, processo de treinamento e desenvolvimento mental, é uma ótima metodologia para alcançar esse objetivo. “O trabalho de coaching é sistematizado para que o cliente esteja a maior parte do tempo no presente, 100% envolvido naquela experiência. Estimulamos alguns questionamentos, como: do que estou pensando, o que realmente é fato ou achismo? O que, de fato, merece minha atenção neste momento? Quais são as minhas prioridades? Como devo agir para aproveitar meu tempo e ser mais produtivo?”, detalha o coach, acrescentando ainda que ter sempre planos B e C aumentam a segurança no futuro.
Preste atenção nessas dicas do master coach para controlar a ansiedade excessiva:
1 – Planeje sua agenda: delimite quais são as atividades a serem desenvolvidas num espaço de tempo (dia, semana, mês), quanto tempo será destinado para cada atividade e o tempo necessário entre o término de uma atividade e o início da próxima.
2 – Execute o planejado: apenas faça o que planejou. Lembre-se que cumprir ações em espaços curtos de tempo nos traz a sensação de “dever cumprido” a cada pequena etapa. Não se esqueça de recompensar-se por cada estágio cumprido.
3 – Avalie o que foi executado: aprenda com seus resultados. Mantenha o que deu certo e modifique o que precisar.
E lembre-se: quanto mais você se concentrar no que está fazendo, mais tranquilo será, além de aumentar seu nível de qualidade e precisão nas atividades executadas, o que trará melhores resultados.
Fonte:administradores.com