7 características dos profissionais que possuem inteligência emocional

Possuir inteligência emocional é um fator imprescindível para o planejamento de atividades empresariais no que se refere à liderança, gestão e organização. Com ela você possui a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. É uma habilidade que representa um papel importantíssimo, que promove resultados diferenciados aos profissionais que a possuem e permite desenvolver um ambiente harmonioso e ao mesmo tempo produtivo em ideias e resultados.

Utilizar a inteligência emocional traz vantagens em sua vida pessoal e profissional. Profissionais que possuem estas habilidades costumam obter promoções mais rapidamente, promovem resultados reais para a equipe e para a empresa, aumentam significativamente sua rede de relacionamentos, entre muitos outros benefícios.
De acordo com uma pesquisa realizada por uma consultoria, o Quociente Emocional (QE) tem muito mais ação sobre o sucesso profissional que o Quociente de Inteligência (QI).

Observou-se que 90% dos colaboradores melhor avaliados tem um excelente equilíbrio de suas emoções, enquanto 20% dos colaboradores com resultados abaixo do esperado possuem as mesmas habilidades.

Os profissionais que têm habilidades para administrar suas próprias emoções possuem algumas características marcantes. Entre elas, podemos citar:

  • Habilidade para descrever suas emoções de forma precisa: não realizam afirmações como “estou me sentindo mal” ou “estou me sentindo frustrado”. Profissionais que possuem inteligência emocional têm habilidades para administrar seus sentimentos porque sabem exatamente quais são eles.
  • Conhecem suas forças e necessidades de melhoria: profissionais com inteligência emocional reconhecem os pontos que precisam evoluir e aceitam estes desafios, bem como conhecem suas forças e diferenciais e os utilizam a seu favor para obter mais resultados e competitividade.
    Sabem praticar a empatia e respeitar o próximo: possuem habilidade de respeitar as emoções e diferenças existentes e promover um rapport positivo.
  • Não se apegam a “melindres” desnecessários: sabem interpretar o que é uma brincadeira, o que é um comentário improdutivo e focam ações e pensamentos positivos no que poderá gerar crescimento e não em situações depreciativas desnecessárias.
  • Praticam o perdão e gratidão: profissionais com quociente emocional diferenciado têm habilidade para perdoar a si mesmos e ao próximo e sabem reconhecer o valor de suas pequenas conquistas e oportunidades. São gratos pelo que se tornaram e pelo que conquistaram, desde os fatos mais mundanos aos mais representativos. Não se apegam aos insucessos, mas sim aos aprendizados.
  • Pensam no próximo: têm facilidade de construir relacionamentos, pois pensam no próximo e gostam de ajudar.
  • Buscam o desenvolvimento constantemente: reconhecem que não existe a perfeição, mas há a possibilidade de melhoria constante.

Quanto mais você aprimora sua inteligência emocional mais seguro se sentirá para resolver problemas. Com autocontrole elevado, não precisará mais medir suas palavras e pesar suas decisões diante de cada situação.

Ter inteligência emocional é possuir um elevado conhecimento de si mesmo, ser capaz de fazer se sentir bem e viver a vida com muito mais facilidade e entusiasmo.

Toda habilidade pode ser adquirida, inclusive a de elevar sua inteligência emocional. Basta praticar e participar de treinamentos, palestras e formações a respeito e com certeza obterá maior equilíbrio, será mais feliz e colherá frutos positivos desta mudança.

Fonte: administradores.com

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