7 dicas para maior produtividade no trabalho em home office

Home office pode ser entendido como toda e qualquer atividade profissional realizada dentro de casa. Normalmente esses profissionais montam um quarto separado, exclusivamente, para esse fim. Geralmente esse ambiente é composto de um ou mais computadores, conexão com a internet, telefones (fixo ou celular) e algum espaço para arquivar papéis, livros e outros documentos importantes. Mas ter esse espaço não é suficiente para ajudar a render o trabalho.

Infelizmente, a maior parte da população não sabe administrar o seu tempo. O dia tem 24 horas para todos nós, mas alguns sabem dividir bem as tarefas e o tempo, outros não. Um dos maiores problemas é a procrastinação, ou seja, deixar para depois algo que pode ser feito ou resolvido agora. Ter e manter o foco são essenciais para quem trabalha em casa.

Atuar em um home office pode ser uma habilidade desenvolvida pelos mais diversos profissionais. É questão de foco e dedicação. Há alguns anos trabalhei para uma editora na produção de livros no formato pocket. Todo o conteúdo foi produzido na minha casa, no meu home office. Em um período de 18 meses produzi 8 livros, todos publicados. No início, achei estranho trabalhar em casa, mas fui me adaptando a esse novo formato de trabalho.

Na aulas com meus alunos de graduação, costumo apresentar o conceito de home office como uma opção de trabalho para eles, mas os alunos do MBA são os que melhor entendem e aceitam esse conceito, justamente por distinguirem as diferenças de ambiente.

Os principais itens que podem tirar o foco quando estamos em casa são: as redes sociais, os programas de conversa do celular, a TV e até a geladeira. Tenho um colega, que para vencer essas distrações, acessa a rede social pela internet apenas uma vez por dia, e por apenas 10 minutos. Isso é foco.

A disciplina no trabalho deve ser igual para todos os profissionais, independente de onde ele trabalha.

Confira as sete dicas para fazer o trabalho em home office render:

1. Trabalhe com uma agenda. Parece óbvio, mas muitas pessoas não conseguem ou não sabem usá-la;

2. Respeite o que definiu em sua agenda. Evite constantes adiamentos de atividades;

3. Alimente-se bem antes de começar a trabalhar para evitar “furtos” à geladeira. E respeite os horários para lanches, almoço, etc.;

4. Pratique atividade física diariamente, de preferência antes de começar o trabalho. O período da manhã, antes do café, é ótimo para 30 minutos de exercícios. Isso ajuda no foco e na dedicação, além de manter uma boa saúde;

5. Reserve horários para sair de casa e conversar com outras pessoas. Ficar muito tempo isolado pode favorecer quadros de ansiedade e depressão. Todos nós precisamos socializar. E faça isso pessoalmente. Nada de redes sociais. Lembre-se que é bom ouvir opiniões diferentes das suas;

6. Defina regras e horários com a família. Alguns familiares pensam que, por você não sair de casa, então não está trabalhando. Explique para todos, constantemente, a importância de respeitarem seu tempo e espaço de trabalho, mesmo que seja em home office;

7. Incorpore a meditação em sua vida. Diversos estudos científicos estão mostrando a eficácia dessas técnicas milenares na concentração das atividades de trabalho e estudo.

 

Fonte:http://www.administradores.com.br/

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