Coaching: quando e para que o empresário deve considerar

Mais cedo ou mais tarde, a palavra coaching vai aparecer entre as conversas profissionais de qualquer empreendedor. De uma maneira geral, o coaching é uma junção de técnicas e conhecimentos de variadas ciências, como Administração, Gestão de Pessoas, Pscicologia, Planejamento Estratégico, Recursos Humanos, entre outros, que auxilia o profissional a obter resultados efetivos em sua carreira, como também em âmbito pessoal.

Com a ajuda do coaching, é possível desenvolver novas habilidades e comportamentos através de diálogos e ideias que impulsionam mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo. “É como contar com um personal trainer na academia para ajudá-lo nos exercícios e potencializar os resultados”, simplifica uma fundadora e presidente.

Como especialista em carreira, o trabalho do coach é fazer uma avaliação sobre o desempenho do profissional, analisando pontos que dão certo e aquilo que poder ser melhorado. “A partir disso, o profissional conseguirá desenvolver competências, principalmente comportamentais, para que possa desempenhar melhor o seu papel e crescer na carreira”, explica.

Mas, para que os encontros tenham eficácia, é importante estar aberto a receber novas opiniões e avaliar situações. Nesses momentos, o empresário terá a oportunidade de encontrar soluções para problemas que podem estar atrapalhando o desempenho pessoal, afetando o trabalho de outros e até mesmo impedindo o crescimento da empresa.

“Receber sempre o mesmo feedback sem conseguir melhorar; não ser chamado para participar de projetos mais complexos; perceber que precisa ter mais clareza sobre seus pontos fortes e fracos; perceber que não está conseguindo inspirar a equipe. Esses são alguns dos problemas que precisam ser discutidos junto a um coach qualificado”, destaca.

Sobre o momento, não existe uma melhor hora padrão para buscar apoio de um coach. Cada empreendedor precisa identificar, dentro de sua realidade e suas necessidades, quando deve recorrer ao suporte desse profissional. Para tomar a decisão, alguns fatores que podem ser levados em conta são: grau de maturidade do empreendedor (talvez seu negócio cresça mais rápido que você e aí buscar ajuda externa pode ser muito importante), estágio do negócio (em transições, um suporte externo também pode ser bastante útil) etc.

 

Fonte:http://www.administradores.com.br/

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