Como os seus valores influenciam uma decisão?

O processo de decisão é um dos temas na vida que mais me inspira, perceber como um profissional faz as suas escolhas, qual é sua estratégia e como desenvolve , fará toda a diferença e estará explicitada no resultado.

O resultado é a comunicação de como foi desenvolvida a estratégia.

Uma decisão que traga congruência certamente foi pautada em uma estratégia coerente com os valores e critérios de um profissional, o grande desafio e que muitos desconhecem seus valores e critérios.

O autoconhecimento auxilia muito profissionais ao acesso dos seus valores e consequentemente dos seus critérios.

Alguns acreditam que isso acontece com a maturidade, porém o que de fato acontece é que temos pouco treino para pensarmos em valores e critérios.

Temos outros treinos, talvez mais efêmeros de pensarmos no imediatismo do resultado sem pensar no custo para a vida e como costumo lembrar para a “alma” , quando nossa alma é corrompida por desconsiderar os nossos valores o resultado é incongruente e muitas vezes afeta a identidade, onde muitos tem crises com sua identidade e seus valores.

Agora o que são valores e critérios para uma decisão e, porque o resultado será mais promissor quando há alinhamento de todos esses pontos?

Valores: são universais como paz, prazer, serenidade, transparência, amor, liberdade, respeito, vitalidade.

Inexiste valor certo ou errado, cada um de nós tem em sua singularidade a possibilidade de viver seus valores com inteireza e automaticamente será possível ser muito mais feliz assim!

Quando os valores estão definidos os critérios são consequência é muito mais simples de identificar:

Valor segurança:

  • Ter uma estrutura que me oferte segurança;
  • Trabalhar em uma empresa autocrática;
  • A empresa ter um plano de carreira fechado e bem definido;

 

Valor Prazer:

  • Ter uma atividade que  me faça ter motivação pela função, equipe e desafios;
  • Poder desenvolver minha criatividade para encontrar soluções diante dos desafios;
  • Quero trabalhar em uma empresa que valorize a leveza e o resultado;

Perceber que um valor irá clarificar quais são os seus critérios e te aproximar do que gera resultados faz a vida ter outro sentido, o sentido de propósito e de lealdade com o que você pode ofertar de melhor.

Um profissional que tem conhecimento dos seus valores, critérios constantemente tomará decisões com a confiança que o aproxima do melhor resultado sempre!

Fonte:administradores.com

Compartilhar

Notícias Recentes

Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade