O que avaliar na hora de escolher um curso à distância

O tempo é cada vez mais curto. O deslocamento entre a residência e a Faculdade é grande… isso quando ela existe na sua cidade. Por esses e outros motivos, a educação presencial está deixando de ser a principal modalidade utilizada pelas Instituições de Ensino Superior (IES), que têm passado a adotar a educação à distância (EAD) como opção para quem quer estudar, mas não dispõe de tempo e/ou muitos recursos.

A prova disso é que a educação à distância vem crescendo intensamente no Brasil e no mundo. Em 2011, segundo dados de uma pesquisa, dos cerca de 6,7 milhões de universitários brasileiros, 14,7% estão matriculados em cursos desse tipo.

“O ensino à distância já é uma realidade no Brasil, mais visível nos grandes centros onde as conexões de internet são viáveis. Mas isto melhorou bastante e a tendência é melhorar ainda mais. As novas gerações estão muito mais conectadas socialmente e certamente estarão para aprender e estudar. No longo prazo acredito que trará mais oportunidades a pessoas que hoje não têm acesso à escola e ao saber de qualidade de forma mais estruturada.”, acredita uma diretora de educação executiva.

Essa tendência não é só nacional. No Canadá, por exemplo, 53 universidades (de um total de 56) oferecem cursos EAD aos mais de 32 milhões de cidadãos do país.

Além dos cursos a distância, algumas IES também oferecem disciplinas on-line em cursos presenciais, visando um enriquecimento maior do currículo do estudante e claro, uma maior presença da instituição na vida do aluno.

Flexibilidade no tempo de estudo, dispensa de deslocamento até a instituição de ensino, mais opções de ferramentas de aprendizagem e interação com pessoas de diferencias culturas através da internet são alguns dos benefícios oferecidos pelos cursos online.

Porém, nem tudo são flores. Para que a experiência seja válida e o curso de qualidade, é essencial que ocorra o credenciamento da instituição pelo MEC, cumprindo requisitos como a criação da metodologia aplicada no decorrer do curso, associada sempre aos recursos de interação e ao papel dos docentes e tutores no processo de aprendizagem.

“Precisa se unir o saber (conteúdo), o fazer (dispositivos para aplicação do aprendido) e o querer (oportunidades de refletir, escolher e decidir, sobre comportamentos e atitudes). A metodologia precisa; desafiar o participante, implicando-o em seu próprio processo de aprendizagem; trabalhar as suas demandas; e desenvolver suas competências para aprender a aprender e para trabalhar em equipe; mobilizá-lo para querer aprender continuamente; aprender em qualquer lugar e com qualquer pessoa; torna-lo predisposto a conectar- se e a trocar seus saberes e fazeres. A metodologia tem que criar estas possibilidades, esses mecanismos e dispositivos em uma tecitura nova, diferente de apenas ‘entregar’ informações.”, alerta.

Avanços

Diante disso, surge uma pergunta: Os sistemas de ensino virtual no Brasil são eficientes ou sofrem do mesmo mal da educação presencial?

“Os sistemas de ensino virtual no Brasil têm evoluído de forma incremental. Alguns fornecedores têm se adaptado às novas tecnologias, como o HTML5 em substituição ao Flash e agregando jogos, vídeos, integrando suas soluções às redes sociais, mas isto não acontece com todos. Precisamos melhorar a arquitetura das soluções educacionais ampliando o protagonismo do participante em sua própria aprendizagem, intensificando a colaboração, promovendo a construção do conhecimento de forma ativa e trazer ludicidade e prazer, o compartilhamento dos saberes.”, opina a diretora de educação executiva da HSM.

Portanto, podemos dizer que a educação à distância é sim uma opção para quem quer fazer um curso superior mas infelizmente não tem tempo, transporte ou alguma faculdade/Universidade em sua cidade ou região. Porém, os interessados devem ter cautela ao escolher a IES, buscando sempre a maior qualidade possível dos cursos, através das avaliações elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC). Os empresários também devem fazer sua parte, realizando os investimentos necessários nos negócios, visando os seus resultados positivos.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/

Compartilhar

Notícias Recentes

Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade