Muitos consultores apontam diversas características como aquelas que seriam consideradas essenciais para os líderes na atualidade. Você já deve ter lido e ouvido muito sobre as mais diferentes competências. Mas o que dizem os próprios líderes sobre isso?
Estudo conduzido pela pesquisadora Sunnie Giles com 195 líderes, em mais de 30 empresas de 15 países, investigou as principais competências da liderança segundo os próprios líderes. Baseado numa lista de 74 competências, cada pesquisado indicou aquelas que seriam as 15 competências mais importantes para ele. Os resultados foram analisados e agrupados em cinco aspectos essenciais da liderança na atualidade:
1. Possui forte padrão ético
Cabe ao líder criar um ambiente de confiança em sua equipe, através da adoção de um padrão ético de comportamento e uma comunicação clara acerca das expectativas. Ao se sentirem seguras na equipe, as pessoas aumentam suas capacidades de engajamento, inovação, criatividade e ambição.
2. Define claramente os objetivos
Nenhum líder consegue fazer tudo sozinho. E também não é prudente realizar uma vigilância constante em cima de cada pessoa, para que os resultados sejam alcançados. Nesse sentido, cabe ao líder o papel de definir claramente os objetivos almejados e, então, deixar que as pessoas encontrem os melhores caminhos para entregar os resultados. O papel do líder é o de apontar a direção e dar o suporte quando necessário.
3. Promove um senso de conexão
Como espécies altamente sociais, nós estamos conectados uns aos outros por um senso de pertencimento ao grupo. Cabe ao líder, através de uma comunicação aberta, criar um ambiente em que tanto no sucesso, quanto no fracasso, a equipe estará coesa e pronta para superar os desafios.
4. Favorece o aprendizado da equipe
No ambiente organizacional extremamente competitivo, não é nada fácil admitir que eventualmente cometemos erros. Mas cabe ao líder oferecer um ambiente que favoreça o aprendizado, através de uma abordagem de solução de problemas, sem julgamentos prévios e considerando todas as propostas apresentadas, a fim de surgirem novas propostas. Por vezes, acontecerão erros, mas o importante é avalia-los e aprender com eles. E potencializar os resultados que deram certo.
5. Incentiva o surgimento de novos líderes
E por fim, não basta ser um grande líder, é preciso compartilhar seus conhecimentos de liderança a fim de incentivar o surgimento de novos líderes na equipe. Expresse a sua satisfação ao perceber o desenvolvimento das pessoas e seja um mentor de carreira para os mais jovens.
Observe que, em todos os aspectos citados acima, a comunicação é o principal recurso a ser utilizado. Portanto, não há uma boa liderança, se não houver uma boa comunicação do líder com a sua equipe.
Fonte: www.rh.com.br