Veja os 6 setores mais amados e odiados por funcionários

Aspectos profissionais como aprendizado, progresso na carreira e liderança são determinantes para uma relação de amor e ódio entre funcionários e empresas. É o que revela levantamento realizado pela comunidade on-line de carreiras que disponibiliza valores de salários e níveis de satisfação dos funcionários em cada empresa.

A consulta, realizada em dezembro do ano passado a partir de 5487 opiniões, vindas de 16 setores, procurou identificar o percentual de funcionários que recomendariam a empresa em que trabalham a um amigo, e quais aspectos esses profissionais mais gostaram e odiaram no seu trabalho em 2014.

Os seis setores que obtiveram os maiores percentuais de recomendação foram energia (79%), bens de consumo (78%), construção e engenharia (77%), farmacêutica e saúde (77%), agropecuária (75%) e TI/ Telecom (72%). Para os trabalhadores dessas áreas, os aspectos profissionais mais apreciados em 2014 foram aprendizado, progresso na carreira, benefícios, bom ambiente e segurança no trabalho.

“O salário só foi destacado pelos profissionais da área de energia. Isto demonstra que as pessoas estão mais valorizando cada vez mais empresas preocupadas com a qualificação, pacote de benefícios, um plano de carreira e, acima de tudo, um ambiente de trabalho agradável”, explica a CEO da comunidade.

Na outra ponta, os seis setores onde as empresas seriam menos recomendadas pelos seus funcionários como um bom local para se trabalhar foram mídia e comunicação (56%); viagens, turismo e lazer (63%); governo, ONGs e associações (65%); varejo (67%); serviços financeiros (68%) e serviços ao consumidor (68%). Neste caso, os aspectos profissionais que eles mais odiaram no ano passado foram salário, liderança e gerentes fracos, falta de meritocracia e plano de carreira ruim ou inexistente. Outros itensmencionados  foram dificuldade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, empresa lenta e burocrática, processos, sistemas e ferramentas ruins, planejamento a curto prazo e instalações ruins.

“Aspectos ligados à gestão da empresa e à progressão na carreira têm uma influência direta na satisfação do funcionário. As empresas desses setores precisam ficar atentas a esses apontamentos e investir na criação de planos de carreira e na formação de líderes que fomentem a meritocracia e o desenvolvimento do funcionário”, conta.

Conheça a lista completa, por setor, do percentual de funcionários que recomendariam sua empresa a um colega:

 

Fonte:http://www.administradores.com.br/

Compartilhar

Notícias Recentes

Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade